top of page

ITBI sobre o Terreno ou sobre a Construção Financiada

Na transferência de imóveis nos quais os compradores têm projetos que serão desenvolvidos, futuras construções, como no caso de terrenos alienados para construções financiadas, é comum que as prefeituras calculem o valor do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) considerando como base de cálculo o valor do terreno em conjunto

com a construção que será desenvolvida.



Porém, o Judiciário já se posicionou que a base de cálculo do ITBI será o valor venal da fração ideal do terreno, sem as futuras construções.

O ITBI deve somente incidir sobre aquilo que foi efetivamente adquirido, não podendo ser incluídas benfeitorias inexistentes até o momento da transmissão, que é o fato gerador do tributo.

Esse entendimento está em consonância com a legislação federal acerca do ITBI - art. 156, II, da Constituição Federal e os arts. 35 e 38 do Código Tributário Nacional.

Esses dispositivos estabelecem que a definição do valor do ITBI deve ocorrer com base no valor venal do bem efetivamente transferido, conforme apurado na data de ocorrência do fato gerador.

O Judiciário se ampara também, em suas decisões, nas Súmulas 110 e 470 do Supremo Tribunal Federal (STF), cujos enunciados estabelecem que o ITBI só pode ser cobrado sobre as construções existentes ao tempo da alienação do terreno. Sendo assim, a base de cálculo não compreende o valor do que for construído após o negócio de compra e venda.

Súmula 470

O imposto de transmissão "inter vivos" não incide sobre a construção, ou parte dela, realizada, inequivocamente, pelo promitente comprador, mas sobre o valor do que tiver sido construído antes da promessa de venda.

Súmula 110

O imposto de transmissão "inter vivos" não incide sobre a construção, ou parte dela, realizada pelo adquirente, mas sobre o que tiver sido construído ao tempo da alienação do terreno.

Para tentar prevenir discussões com os fiscos municipais, é recomendável que conste expressamente na escritura de compra e venda ou permuta de imóveis, a informação de que futura construção, se e quando ocorrer, será efetuada pelo comprador às suas próprias custas.

No mcfbank até as taxas referentes ao registro cartorário estão incluídas no financiamento, te ajudamos com todo esse processo do início ao fim e 100% online.

Quer saber como começar a construir 100% financiado?

Clique aqui e confirme sua vaga em nosso treinamento.


Leia mais:


396 visualizações0 comentário
Group 48096049.png

Minha casa financiada

  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube

A VMX PARTICIPACOES E EMPREENDIMENTOS LTDA, sociedade empresária limitada, inscrita no CNPJ sob o nº 39662160/0001-31, Minha Casa Financiada e MCF INCO, são uma plataforma digital que atua como correspondente bancária de instituições financeiras para a realização de operações de crédito nos termos da Resolução CMN nº. 4.935 de 29 de julho de 2021 do Banco Central do Brasil. Sendo assim, o Minha Casa Financiada e  MCF INCO não são uma instituição financeira e não realiza operações de financiamento, investimentos ou quaisquer outras operações privativas de instituições financeiras diretamente, de modo que quem realiza as operações de crédito é a SOCINAL S.A. - CREDITO, FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO, inscrita no CNPJ sob nº 03.881.423/0001-56, com sede na Avenida Brasil, nº 10/4º andar, Centro, Araruama/RJ, CEP 28970-000,

logo_socinal_edited_edited.png

Correspondente Bancário 

Nossos endereços:

Barueri - SP: 
Av. Copacabana, 325 - Sala 1805 - 18 do forte , Barueri - SP, 06472-001; 


 

©2024 por Minha Casa Financiada

bottom of page