Estamos vivendo um novo momento no Brasil, após a Pandemia o mercado de Loteamentos e Condomínios Fechados explodiu no País e diversos terrenistas começaram a procurar incorporadores para tirarem seus projetos do papel.
Para tirar o sonho do papel, é preciso seguir algumas etapas:
0. Não adianta sonhar, você precisa agir.
Nenhum funding irá trazer crédito para quem tem uma ideia mirabolante, você precisa organizar sua ideia em um business plan.
1. SPE
O primeiro passo deve ser a constituição de uma SPE (sociedade de propósito específico) onde ali teremos a figura do terrenista, construtor e incorporador. Essa é a organização jurídica fundamental para receber o aporte financeiro de qualquer funding de investimento.
2. Projetos Legais
Após a SPE constituída e as figuras jurídicas bem delimitadas, você precisa desenvolver todos os projetos legais na esfera municipal e federal. Exemplo:
3. Grapohab (Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais)
A última etapa do seu Business Plan é o Grapohab ele demonstra que você está pronto para começar a negociar suas futuras unidades.
4. Funding
Após VENCER as três primeiras etapas do processo, seu empreendimento está pronto para receber recursos financeiros e fazer o seu projeto deslanchar.
5. Financiamento para a Construção do Loteamento
A obra deve ser iniciada pelo incorporador, quando alcançar a marca de 40% da obra e 30% de vendas ele poderá solicitar o crédito para conclusão do empreendimento.
O incorporador pode assinar o contrato com a gente desde o início do empreendimento, porém a primeira liberação financeira será feita quando atingida a marca, dessa forma o loteador já fica com o financiamento aprovado aguardando apenas atingir a marca contratual.
Caso o loteador já possua outros empreendimentos ele poderá utilizar sua carteira de recebíveis como garantia, trazer para o momento presente seus recursos e utilizar esse dinheiro para iniciar a obra do seu segundo empreendimento.
7. Personalização do Crédito
Caso o incorporador não possua os 40% iniciais para dar o start na obra, ele pode recorrer ao HE (Home EQUITY) para levantar crédito sem destinação específica e com até 6 meses de carência que poderá ser utilizado para dar o ponta pé inicial de sua obra.
Uma segunda possibilidade para o incorporador é a presença de sócios ocultos através do instrumento das COTAS IMOBILIÁRIAS, onde eles são remunerados através de uma SCP e recebem dividendos após 1 ou 2 anos da incorporação.
8. Venha como você está!
Se você já deu o START no seu empreendimento. Clique no link abaixo e preencha nosso formulário, nossa equipe vai entrar em contato com você para fazer o seu empreendimento decolar.
Para você que ainda não é parceiro MCF, o primeiro passo é se cadastrar aqui.
Leia Mais:
Comments