Recentemente, em Novembro de 2022 a Caixa anunciou a mudança nas regras do funding SBPE. Agora, só é possível 1 contrato de financiamento por CPF e um teto de contratação em 1milhão e meio. Com essas mudanças, grande parte dos construtores unifamiliares ficaram bastante apreensivos.
Pois bem, temos boas notícias.
A ABRAINC (Associação Brasileira das Incorporadoras) fez a segunda solicitação formal ao BC, para liberar o compulsório da poupança.
A proposta da Abrainc, segundo o dirigente, prevê o aumento de 5 pontos percentuais na fatia obrigatória de recursos da caderneta direcionados às linhas de financiamento habitacional. O percentual sairia dos atuais 65% para 70%. “Com isso seriam liberados R$ 38 bilhões extras para o mercado, o que ajudaria a manter as concessões de crédito imobiliário com recursos da poupança no nível do ano passado, em torno de R$ 180 bilhões”, afirmou.
O volume extra solicitado pela ABRAINC seria direcionado para as aquisições de imóveis novos, o que não resultaria em pressão inflacionária, um compromisso de longo prazo.
Para aqueles que constroem para vender, essa é uma excelente notícia. Com o aumento do compulsório, temos a garantia do SBPE para os clientes continuarem adquirindo seus imóveis e uma maior flexibilização para aprovação do crédito.
Porém, para aqueles que dependem exclusivamente da Caixa para contratar o crédito para construção, o melhor caminho é buscar no mercado privado. Dentro do mcfbank, o construtor pode ter acesso ao crédito sem restrição de contratos e sem teto de contratação.
Quer saber como construir com o dinheiro do banco e não ficar mais refém da Caixa?
Comments