Existe o risco de uma bolha imobiliária no Brasil?
Em um cenário de incertezas políticas, muitas especulações por parte da mídia começam a roubar nossa atenção. Por isso, vamos aos números.
A partir de 2018 tivemos um crescimento vertiginoso no mercado imobiliário, alcançamos o nosso melhor momento em 2021 chegamos na casa dos 200 bilhões concedidos no crédito SBPE. Tivemos a combinação do efeito pandemia (pessoas em casa) e a queda vertiginosa na taxa de juros.
Agora em 2023, temos um cenário distinto. A SELIC está em 13,75% e o crédito imobiliário que antes era negociado à 8,5% a.a. agora está sendo negociado por 10% a.a.
Porém, o mercado vem se mostrando resiliente. Por mais que se fale em “CRISE” estamos fechando como 3 melhor 1TRI da série histórica. Quais os pontos de atenção que devemos ficar em alerta?
Com o aumento da taxa de juros, a capacidade financeira das famílias reduz. A demanda por imóveis vai continuar, porém, teremos uma REprecificação dos imóveis, fique atento para não criar uma falsa expectativa e acabar querendo “cobrar demais”.
Aproveite o cenário atual para proteger seu capital, investir o dinheiro na Renda Fixa ou até mesmo no MCFINCO à 25% a.a. e utilizar o crédito para construção que possui como custo efetivo 5%a.a.
Quer saber como construir com o dinheiro do banco e deixar o seu dinheiro bem alocado?
Comments