top of page

Disparada dos juros impulsiona a venda de consórcios; SERÁ QUE VALE A PENA?

Com a Selic perto de 12%, boa parte dos brasileiros deixou de ter acesso ao crédito para a aquisição de moradia, carro e serviços. O consórcio surge como alternativa, mas é importante observar as condições e custos.

No caso do crédito imobiliário, por exemplo, os juros médios dos contratos saltaram de 6,7% em maio de 2021 para 9,4% em janeiro de 2022.

Na prática, o financiamento se tornou mais caro, logo, muitas famílias não estão mais satisfeitas com o valor de crédito disponibilizado para a aquisição do imóvel novo e por isso, resolvem postergar seu sonhos através de um consórcio.





Consórcio ou financiamento?

Embora tenham a mesma finalidade (a aquisição de bens e serviços), os consórcios e as linhas tradicionais de financiamento são produtos financeiros completamente diferentes. A primeira diferença é quanto ao prazo: o crédito serve para uma aquisição imediata, enquanto o consórcio, em geral, atende a propósitos de maior prazo.

O financiamento traz uma maior comodidade através da contratação imediata, porém o custo se chama: juros. Já o consórcio tem como acréscimo a sua taxa de administração e os reajustes inflacionários ajustados pelo Índice Nacional de Custo da Construção (INCC).

E o Financiamento de Construção?

Com o aumento dos juros, é reduzido o poder de compra da família e por consequência o melhor produto volta a ser a construção. Como todo bom brasileiro sabe, construir é cerca de 50% mais barato do que comprar o imóvel pronto.

Na prática, enquanto com um cenário de juros baixo a família conseguia um crédito facilitado para comprar um imóvel de R$600.000,00 agora a mesma família consegue R$500.000,00 e consegue construir uma casa muito melhor do que aquela que ela iria comprar e por consequência se livrar do aluguel que vem crescendo galopante com o IGPM.

Resultado, com um cenário de crescimento na taxa de juros, as famílias voltam sua atenção para o produto de crédito mais barato do mercado: Construção Financiada.

Quer saber como começar a construir 100% financiado?

Clique aqui abaixo e confirme sua vaga em nosso treinamento.


Leia mais:

166 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page