top of page

Fundo Imobiliário x Financiamento de Construção, qual o melhor para viver de renda?

Atualizado: 25 de abr. de 2022

O sonho de todo investidor é viver de renda. Deixar o seu dinheiro aplicado e ver o seu dinheiro trabalhando por você.

Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) oferecem duas possibilidades de ganhos aos investidores: a valorização das cotas e a distribuição de dividendos, o que interessa principalmente aqueles que querem viver de renda ou complementá-la.


Vantagens de investir em FIIS:


1.Ganho de Capital;

2.Dividendos;

3.Não precisa administrar o imóvel;

4.Isenção do Imposto de Renda sobre os rendimentos.


O fundo imobiliário é como uma empresa, que pode ter lucro ou não. Todos os meses o fundo apura o lucro obtido com suas operações, abate os custos e chega no lucro líquido. Daí calcula-se o valor de rendimento que cada cota terá direito a receber (divisão do lucro líquido pelo número de cotas).

Chega-se então ao rendimento por cota, o qual será distribuído para o investidor. Os FIIs são obrigados a distribuir pelo menos 95% do lucro líquido a cada 6 meses, a prática mais comum é pagar mensalmente.

Após essa introdução sobre os FIIs vamos aos números, botar a realidade na ponta do lápis.

Por exemplo, se o investidor deseja ter uma renda de 10 mil mensais (120 mil/ano) e consegue obter aplicações que rendem 3% reais líquidos (descontando imposto e a inflação) por ano, deve fazer a seguinte conta:

120mil/3% = 4 milhões

Eu sei o que você está pensando, LOUCURA! Se eu tiver 4milhões em mãos, se eu tiver um retorno de 10mil reais por mês, eu sou extremamente incompetente.

Até porque, esse dinheiro sendo utilizado para comprar imóveis em sua cidade, o aluguel que você irá receber seria por volta de 0,6% a.m. uma rentabilidade média de 24 mil reais. Sem precisar pensar muito, sem esforço algum.



Porém, aqui eu quero realizar a comparação do FIIs com as Construções Financiadas.

1. O FIIs precisa ter dinheiro para começar a investir.


Diferente do que você está acostumado no mundo do investimento, onde para começar a ter alguma remuneração descente você precisa ter um valor guardado de 4 milhões de reais, no mundo das construções financiadas é possível começar a construir com o dinheiro do banco.


2. A Construção Financiada utiliza sua renda para investir.


Através da construção financiada, o investidor utiliza seus comprovantes de renda (irpf, contra cheque, pro labore, extrato) para captar recursos com o banco e a partir daí ele pode comprar um terreno em sua região e construir uma residência para venda.

Vamos para um exemplo prático:

Vamos supor que o investidor tenha uma renda mensal de 20mil reais, ele já tem disponível em seu nome R$600.000,00 para comprar um terreno e realizar a construção de uma residência que em 1 ano ele poderá vender tranquilamente por R$850.000,00, além disso, dentro da Construção Financiada também existe a isenção de IRPF, ou seja, 250mil de lucro bruto em 1 ano, descontando o juros que será pago do crédito imobiliário (9%a.a.) temos:

Lucro Bruto – 250 mil

Juros (9%a.a.) – 54 mil estimativa absurda para mais

Lucro Líquido – 196 mil

Rentabilidade Mensal – 16.333,00

Eu sei que para você que está chegando agora deve estar perplexo, alguém te falar que não precisa “coçar” o bolso para começar a investir, utilizar o dinheiro do banco para construir e vender casas, pode parecer “fácil demais”.

A maioria dos gurus de investimento vão te falar:

“Crédito imobiliário não é investimento, você vai pagar o dobro do valor do imóvel em juros.”

Realmente, isso é verdade. Se você ficar com o imóvel por 35 anos. Aqui na Construção Financiada estamos trabalhando de maneira alavancada, utilizamos o crédito imobiliário por ser o mais barato do Brasil e por possibilitar levantar as maiores quantias para quem deseja empreender.


3. E se a Casa não for vendida?


Simples, o banco vai tomar de você. Penhorar, quitar sua dívida e ainda te entregar os lucros. Porém, se você achou muito o lucro líquido de 196mil, você pode vender a casa mais barata e encerrar sua operação de crédito o quanto antes.

Vamos supor que você venda por 700mil, você tá entregando a casa de “presente”

Lucro Bruto – 100 mil

Juros (9%a.a.) – 54 mil

Lucro Líquido – 46 mil

Rentabilidade mensal – 3.833,00

Veja que interessante, você entregando a casa que você fez com recursos que não eram seus, terminou o ano com uma rentabilidade mensal “igual” ao do FIIs que você precisaria ter 4milhões bem aplicados.


Conclusão


Para investir em construções financiadas, você não precisa tirar seu dinheiro dos FIIs, dos gurus, das carteiras aí que você queira colocar o seu dinheiro. Se você fica feliz com essa remuneração incrível de 10,12,15% a.a. Tudo bem!

Porém, agora que você conhece a construção financiada e o poder da alavancagem através do crédito imobiliário, você pode começar a construir 1 casa por ano em sua região e se tornar um investidor imobiliário de verdade.

Quer saber como começar a construir 100% financiado? E ter uma rentabilidade superior a 400% a.a.

Clique aqui e confirme sua vaga em nosso treinamento


Leia Mais:

125 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page