top of page

Independência financeira: o que é e dicas para conquistar

A tão sonhada independência financeira é uma das principais metas de todos os brasileiros. Você já deve ter pensado sobre isso, certo?


Ao longo desse artigo, você irá conferir o que é independência financeira, porque ela é tão importante e dicas de como conquistar a sua.


O senso comum sobre independência financeira é a de que esse patamar é atingido quando os rendimentos financeiros são suficientes para que não seja necessário ter um emprego para se sustentar. Mas, será que é apenas isso?




O que é a independência financeira?


A independência financeira é a liberdade de poder tomar decisões sem precisar se preocupar em conseguir dinheiro. Ela pode ser construída com a combinação de um conjunto de rendas, fruto do patrimônio – como aluguel de imóveis e rendimento de investimentos financeiros – e outras rendas que tenham garantia de recebimento, e que sejam suficientes para manter o padrão de vida pelo tempo escolhido.


Dicas para ser independente financeiramente:


  • Organize-se!

Organização é primordial em tudo. Esse é o primeiro passo na execução de qualquer coisa. Não seria diferente na independência financeira.


  • Saiba para onde seu dinheiro está indo

É necessário entender para onde seu dinheiro está sendo levado, se você só está pagando contas em um ciclo totalmente sem rendimentos e como é possível se organizar para investir seu dinheiro para que você tenha extras ao invés de estar sendo "apertado".


  • Crie metas

Criar metas após identificar quais são suas dificuldades é fundamental, assim você entenderá onde deve se dedicar e quais problemas poderá resolver.


  • Faça investimentos

Investir seu dinheiro é uma alternativa para começar a construir sua independência financeira. E é nisso que a MCF pode auxiliar você, quer saber como investir na construção civil?



Leia Mais:



68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page